NOTÍCIAS

O QUE ACONTECE AO RODAR SEM ADITIVO NO RADIADOR?

Problemas de motores sem uso de aditivos de radiador.

Antes de tudo é preciso informar que existem vários tipos de aditivos com funções diferentes e específicas. Nesse texto vamos aprofundar um pouco mais sobre os aditivos usados no radiador e as verdades e mentiras sobre esse assunto. Boa leitura!

O radiador do carro é um dos componentes do sistema de arrefecimento do motor. Por isso que é importante entender a importância do uso de um bom aditivo no radiador do seu carro.

Mesmo para os motoristas mais leigos em mecânica, é no radiador que ocorre o controle de temperatura do motor. Outro ponto importante é que no radiador que também ocorre a troca do calor do motor com o ambiente.

Se o radiador não funciona adequadamente a temperatura interna do motor atinge níveis elevados causando o que conhecemos como de “o motor ferveu”, aumentando a emissão de poluição ao meio ambiente e também aumentando o consumo de combustível. Para evitar situações como essas que o uso de aditivos de radiador é recomendado.

O radiador é quem faz a troca de calor, recebendo água aquecida e devolvendo a água fria. Esse processo faz com que a temperatura interna do motor fique entre 95°C e 120°C.

É nesse processo que o aditivo precisa entrara em ação. O aditivo tem uma função muito importante no sistema de arrefecimento do motor. Um aditivo em boas condições misturado ao fluido do radiador circula por grande parte do motor promovendo a proteção das peças do motor evitando principalmente processos de corrosão, oxidação e ebulição do fluido.

Nunca usei aditivo no radiador do meu carro.  E agora?

Se este é o seu problema, saiba que o ditado “antes tarde do que nunca” cabe neste caso. Em um motor onde o radiador foi abastecido com água comum pode, com o tempo, apresentar problemas de baixo rendimento e alto consumo de combustível.

Ao passar a usar um aditivo de radiador, os componentes do motor começam a passar por um processo de limpeza e com isso podendo apresentar maior potência e economia de combustível.

Aditivo de radiador causa vazamento?

Essa pode ser considerada um caso comum entre os mecânicos, mas tem fácil explicação e compreensão. Vamos analisar o caso abaixo:

O dono leva o carro para o seu mecânico de confiança, pois seu carro começou a vazar depois que ele passou a usar o aditivo de radiador. O mecânico faz a verificação e percebe vários pontos de corrosão no cabeçote do motor. Se o mecânico realmente for de confiança a explicação é simples e sincera.

A principal função de um aditivo de radiador é promover a limpeza das peças do motor. Se o motor passou um tempo usando água no radiador, certamente houve uma corrosão e acúmulo de ferrugem ou material oxidado. Como o aditivo promoveu a limpeza das peças do motor, os “furos” causados pela corrosão apareceram. Em outras palavras, esses vazamentos iriam aparecer cedo ou tarde. O aditivo só “revelou” a problema causado pela água.

Onde o aditivo de radiador age efetivamente?

O sistema de arrefecimento de um motor possui várias peças plásticas, mas também várias peças metálicas. Essas peças metálicas precisam ser lubrificadas e também protegidas de oxidação e corrosão.  O aditivo age de forma protetora nessas peças metálicas aumentando seu desempenho e durabilidade.

Vamos tomar como exemplo uma bomba d’água de um carro popular. Essa peça é formada por uma capa metálica, uma roldana plástica e um eixo rotacional também metálico. Em um veículo que sempre usou água no radiador, essa peça fatalmente vai apresentar inúmeros pontos de ferrugem na estrutura metálica, oxidação no eixo rotacional e também o ressecamento da ventoinha plástica.

Outra peça que estraga facilmente com a falta de aditivo de radiador são os sensores de temperatura, os selos do motor e os interruptores térmicos (comumente chamados de cebolão).

Com o tempo, essas peças apresentam acúmulo de resíduos (sujeira) provocando uma má leitura da temperatura.

Mas qual aditivo de radiador eu devo usar?

Existem inúmeras marcas de aditivos de radiador no mercado. Muitas com qualidade superior e outras nem tanto. Por esse motivo procure usar sempre marcas conhecidas e também aquelas que usam, na sua composição, água desmineralizada ou  deionizada. Dessa forma você garante a proteção, durabilidade e a certeza de estar realizando o arrefecimento adequando do seu motor.

Para finalizar, gostaria de ressaltar alguns aspectos abordados nesse texto.

  1. É muito importante usar aditivo no radiador do seu carro. Ele, além de fazer o arrefecimento do motor, aumenta a durabilidade e a lubrificação das peças do motor.
  1. Aditivo não causa vazamento. Ele apenas limpa as impurezas indicando sinais de oxidação e corrosão causadas pela água ou aditivos de baixa qualidade.
  1. Faça revisões periódicas e também faça o uso de aditivos em seu carro.

RELACIONADAS

Abrir
1
Precisa de atendimento?
Olá, como podemos ajudar?