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ÓLEO LUBRIFICANTE: ENTENDA COMO DECIFRAR AS ESPECIFICAÇÕES

Entenda a Decifrar as Especificações dos Óleos Lubrificantes

Para quem tem um carro, chega um momento que é necessário fazer a revisão preventiva. Seja devido ao tempo de uso ou quilometragem indicada no Manual do Proprietário.

No entanto, para quem tem um carro há mais tempo, a troca de lubrificante passa a ser mais frequente e exige certo conhecimento do proprietário sobre as especificações dos lubrificantes. Se você também se confunde em meio a tantas siglas e nomenclaturas, esse texto é perfeito para sanar suas dúvidas.

Lendo o Rótulo

Os rótulos, obrigatoriamente, devem informar a natureza do lubrificante, isto é, se a embalagem contém um óleo mineral, semissintético ou sintético, a litragem ou quantidade embalada, a aplicação e a que se destina. Também deve trazer informações sobre a viscosidade, os benefícios de se usar o produto, forma de estocagem e as advertências e precauções quanto ao seu manuseio.

O que é Viscosidade

Entre todos os dados descritos acima, as informações sobre a viscosidade são as que mais devemos dedicar mais atenção.

Segundo Otávio Campos (consultor técnico da Shell), a viscosidade é a única medida de fluidez de um óleo lubrificante. E para entender de uma forma simplificada, é como compararmos água e azeite. Quanto maior a viscosidade, menor é a sua fluidez. O inverso também é verdadeiro.

Viscosidade e suas Siglas

Para que fosse possível a compreensão dos lubrificantes em todo o mundo, a Sociedade dos Engenheiros Automotivos usam a sigla SAE seguida de uma numeração para indicar de forma padrão mundial a viscosidade de um lubrificante. Vamos entender um pouco mais.

Por exemplo, um lubrificante classificado como SAE 50 indicado para motores mais antigos, será mais viscoso que um lubrificante classificado como SAE 30 usado em motores mais novos.

No entanto, os lubrificantes em geral sofrem com a variação de temperatura externa. Estamos nos referindo aqui a regiões onde faz muito frio no Inverno.

Para resolver esse detalhe é que foi adicionada a letra W (do inglês winter inverno) para definir a mesma viscosidade independente da temperatura externa.

Então um lubrificante classificado como 10W 30 nos diz que o lubrificante tem uma viscosidade grau 10 em temperaturas muito baixas e uma viscosidade grau 30 a uma temperatura de até 100°C.

O Americam Petroleum Institute (API) também é encontrado nos rótulos dos lubrificantes, mas diferente do SAE, serve para medir o índice de aditivos usados naquele lubrificante. Entre as siglas mais importantes encontramos SL, SM e SN.

O rótulo de um lubrificante pode informar as duas siglas em sua embalagem. Então, como devemos entender um óleo lubrificante classificado como: SAE 10W30 – API SN.

Este lubrificante tem uma viscosidade de grau 10 em temperaturas muito baixas e viscosidade grau 30 em temperaturas de até 100°C. Também é um lubrificante usado em carros leves (indicado pela letra S) e a letra N que é indicativo de capacidade lubrificante segundo a API.

É comum o uso de aditivos junto aos óleos lubrificantes. Entre os mais usados podemos encontrar:

Detergentes – indicados para uso de motores e evitam a formação de resíduos de carbono.
Antioxidantes – indicados para motores e também máquinas. Evitam as reações de oxidação, aumentando a durabilidade do lubrificante.
Anticorrosivos – indicado para preservar as partes metálicas de corrosão. Sua ação é formar uma película protetora na parte metálica, evitando assim a corrosão.
Antiespumantes – como o próprio nome indica, evita a formação de espumas originadas de agitação. A presença de espuma (oxigênio) pode causar oxidação e perda de qualidade do lubrificante.
Extrema pressão – usados junto com lubrificantes de transmissão. O aditivo entra em ação quando a pressão exercida sobre o óleo ultrapassa o normal.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre óleos lubrificantes e o significado das suas siglas, consulte o Manual do Proprietário do seu veículo, verifique quando será a próxima troca e saiba qual o melhor lubrificante para o motor do seu carro.

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