NOTÍCIAS

PARA NÃO ERRAR: DICAS SOBRE A TROCA DO ÓLEO LUBRIFICANTE

Três Dicas para não Errar a Troca de Óleo Lubrificante

Muito se tem falado sobre a necessidade de se fazer a troca de óleo lubrificante. Por essa razão é que trazemos para você três dicas importantes para não errar na hora de trocar o óleo do seu carro. Vamos lá?

  1. Atenção ao tempo indicativo

Não é de hoje que alertamos para a importância de se consultar o manual do usuário do seu carro para saber qual a quilometragem ou tempo (geralmente em meses) para a realização da troca de óleo lubrificante. E a primeira dica para não errar na troca de óleo lubrificante do seu carro é considerar como mais certo o tempo (meses) para realizar a troca. A explicação é que, com o tempo o óleo lubrificante vai oxidando e perdendo as suas propriedades. Por essa razão que realizar a troca tendo por base o tempo de uso é mais indicado. Dessa forma você aumenta a lubrificação de todo o motor e aumenta a vida útil das peças do motor.

  1. A viscosidade é importante

A viscosidade do óleo lubrificante indicada no manual do usuário também deve sempre ser respeitada, mesmo com o motor com quilometragem alta. Aumentar a viscosidade do óleo faz com que, na partida a frio, o líquido tenha dificuldade em chegar à parte superior do motor, não fazendo a lubrificação dos comandos de válvula até a parte inferior onde encontramos os pistões. Essa má lubrificação ocasiona desgaste excessivo das peças do motor. Além da viscosidade do lubrificante é sempre bom ficar atento aos aditivos existentes que auxiliam na lubrificação e conservação de todo o sistema mecânico do motor.

  1. Atenção ao tipo de óleo lubrificante

Outro fator de grande importância é qual a base do óleo lubrificante deve ser usado no motor. No mercado existem os óleos minerais, sintéticos e semissintéticos. Se a montadora indicou o uso de um óleo semissintético para o seu motor, você deve fazer uso de um óleo dessa natureza ou um superior. Neste caso um óleo 100% sintético. Dessa forma você garante melhor funcionamento e durabilidade do seu motor. Isso sem contar que um motor bem lubrificado oferece uma economia de combustível considerável.

E por mais simples que possa parecer, também é importante fazer a troca do filtro de óleo juntamente com a troca do lubrificante. Assim você evita que impurezas retornem e se entranhem entre as peças do seu motor.

Conclusão

Essas três dicas nos mostram da grande importância de se realizar a troca de óleo lubrificante. Assim podemos diminuir o desgaste dos componentes do motor, aumentar a vida útil das peças e ter a certeza de um motor sempre bem lubrificado.

RELACIONADAS

Abrir
1
Precisa de atendimento?
Olá, como podemos ajudar?