NOTÍCIAS

REALIZAR A MANUTENÇÃO NAS MOTOCICLETAS PREVINE ACIDENTES

Manutenção Preventiva da Motocicleta. Mais Segurança para Você.

Se você é motociclista e utiliza a sua moto como ferramenta de trabalho, um dos segredos para que você possa trabalhar tranquilo e rodar com segurança pelas ruas das grandes cidades é fazer algo muito simples. A manutenção preventiva. E, dependendo do seu conhecimento e disposição, você mesmo pode fazer.

Para quem possui uma motocicleta, existe uma lista de checagem básica que podem ser realizadas pelo próprio piloto e que vão garantir mais segurança, mais durabilidade e economia com a manutenção. Vamos lá?

Pneus

Verifique sempre a pressão dos pneus. O segredo aqui é a verificação com os pneus ainda frios. Usar uma calibragem diferente da recomendada pode interferir diretamente na estabilidade da motocicleta durante a pilotagem e também aumenta o desgaste dos pneus. Fique atento para realizar a troca dos pneus quando o indicador de desgaste estiver paralelo a banda de rodagem.

Muito importante! Tenha o cuidado de usar pneus de mesmo tamanho e mesmo tipo. Em se tratando de pneu de motocicleta, outro ponto a observar ao fazer a troca é o sentido de rotação do pneu.

Freio e Embreagem

O comando de freio dianteiro e embreagem possuem um dispositivo de ajuste próximo a manopla e de fácil operação. É importante verificar a folga mínima recomendada e realizar a lubrificação desde dispositivo sempre que necessário.

O sistema de frenagem da motocicleta é simples e funcional, pois na medida em que as pastilhas de freio desgastam, o nível de fluido de freio também diminui. É de grande importância estar atento a isso e completar o fluido sempre que necessário.

Luzes

As luzes da motocicleta são fundamentais para uma boa condução. Na pilotagem noturna é essencial e durante o dia tem a função de chamar a atenção dos outros motoristas. Verifique sempre a lanterna, o farol baixo, farol alto, luz de freio e as luzes de pisca (dianteiro e traseiro).

Bateria

Caso a motocicleta fique um longo período sem rodar, é importante ter um cuidado com a bateria. Para que não haja oxidação elevada, é importante retirar a bateria e guardá-la em local seco e arejado. Esse cuidado fará com que a vida útil da bateria seja preservada e até aumentada.

Óleo do Motor

É necessário ter muita atenção com o nível de óleo do motor. Para fazer a verificação é necessário estacionar a motocicleta em um local plano. Completar sempre que o nível estiver abaixo do recomendado. O manual do proprietário traz informações e recomendações sobre qual óleo deve ser utilizado como também indica os períodos em que o óleo deverá ser trocado.

Filtros de Ar

Na manutenção preventiva esse item deve ser verificado principalmente se você trafega por ruas sem pavimento ou com muita poeira. O filtro de ar impede que partículas e impurezas contaminem o óleo do motor. Se você trafega por ruas de terra, a troca deve ser feita com mais frequência.

Amortecedores

Outro ponto que o piloto deve dedicar uma atenção especial é aos amortecedores. Fazer a verificação e troca do lubrificante e, se houver vazamento, fazer a manutenção ou troca dos amortecedores.

Corrente de Transmissão

A verificação deste item também é algo que pode ser feito pelo piloto. A corrente de transmissão deve estar sempre justa de acordo com a recomendação encontrada no manual do proprietário. A lubrificação deste componente deve ser feira com óleo lubrificante específico (ex. SAE 80 ou SAE 90). Para uma lubrificação ideal, evite usar lubrificantes derivados de petróleo.

Por fim, se você usa a motocicleta como ferramenta de trabalho, deve fazer essa verificação com mais frequência. A manutenção preventiva proporciona um veículo sempre em ótimo estado e muito mais segurança para você.

RELACIONADAS

Abrir
1
Precisa de atendimento?
Olá, como podemos ajudar?