NOTÍCIAS

TIPOS DE ÓLEO DE MOTOR E QUAL ESCOLHER: 15W40, 20W50?

Para podermos entender melhor as diferenças entre os lubrificantes 15W40 e o 20W50, primeiro precisamos entender de forma mais abrangente as funções de um bom óleo de motor.

Essa preocupação com o tipo e a qualidade do óleo do motor geralmente acontece em proprietários de carros que possuem seu veículo faz muito tempo.

Vamos entender através de um exemplo.

Um carro com uma considerável quilometragem que chega numa oficina para fazer a trocar do óleo, provavelmente será ofertado óleos como o 5W30, 15W40, 20W50 e muitos outros. A maioria dos proprietários de veículos não são profundos conhecedores de lubrificantes automotivos e certamente ficarão confusos.

Para responder a essas dúvidas vamos explicar como funcionam os tipos de óleo de motor. Bóra lá?

Tipos de Óleo de Motor

De forma rápida e objetiva deve-se prestar a atenção em dois aspectos de um óleo lubrificante. O tipo do óleo (se mineral, sintético ou semissintético) e a sua viscosidade. Neste caso é necessário entender o que dizem as siglas que definem o lubrificante.

Pegando como exemplo um óleo 15W40 temos:

  • 15 – indica a sua viscosidade em temperatura ambiente;
  • W – vem do termo inglês Winter (significa Inverno);
  • 40 – indica a sua viscosidade com motor em funcionamento.

Analisando o óleo 20W50 então teremos:

  • 20 – viscosidade em temperatura ambiente;
  • W – do inglês Winter (Inverno);
  • 50 – viscosidade com motor em funcionamento.

Se você é o proprietário de um veículo com alta quilometragem e não sabe qual a especificação do óleo do motor, saiba dessa dica de mecânicos mais experientes. Use sempre um óleo com a viscosidade menor em temperatura ambiente e maior com o motor em funcionamento. Por exemplo, se o indicado para o seu motor é um lubrificante 20W30 é apropriado que se use um óleo 15w40.

Sempre que estiver em dúvida sobre qual óleo de motor escolher, lembre-se dessa regrinha e você não vai errar na escolha. E, definida a viscosidade, fica a seu critério optar por um óleo tipo mineral, sintético ou semissintético.

E misturar óleos de viscosidades diferentes é possível?

Em primeiro lugar, você deve responder a seguinte pergunta: Por que vou misturar dois óleos diferentes?

Certamente você não vai encontrar uma resposta satisfatória para essa “experiência”. E, além do mais, misturar óleos de viscosidades diferentes podem ocasionar sérios problemas para o motor como desgaste de componentes e diminuição da vida útil das peças do motor.

E para finalizar, respondendo à pergunta do título, entre os óleos 15W40 e 20W50 o melhor para o motor é aquele que apresentar melhor fluidez. E isso, só você poderá saber. Você sabe qual o comportamento do motor do seu carro. Considerando a quilometragem e a multi viscosidade para a escolha. Claro, o preço também é um fator decisório, mas esse é um texto automotivo e temos a obrigação de levar a melhor informação para nossos clientes. 

A ALA Distribuidora de filtros e lubrificantes trabalha com produtos de qualidade e marcas de renome mundial.

Espero que você tenha gostado do conteúdo. Deixem nos comentários suas dúvidas, críticas e/ou opinião para que a gente possa melhorar sempre os conteúdos para você.

RELACIONADAS

Abrir
1
Precisa de atendimento?
Olá, como podemos ajudar?