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Câmbio Automático – Dicas e Cuidados que é Sempre Bom Saber

Com o trânsito cada vez mais pesado nas grandes cidades do nosso país, a preferência por transmissão automática, dia a dia, vai ganhando mais adeptos. Esse é um ótimo motivo para você entender um pouco mais o seu funcionamento, quais os cuidados necessários e ainda ganhar umas dicas de como aproveitar mais o seu câmbio automático.

Para você perceber, hoje no Brasil mais de 50% dos carros médios e de luxo que transitam pelas rodovias já saem de fábrica equipados com a transmissão automática ou automatizada.

É sabido que ainda existe muita desconfiança em se adquirir um veículo com câmbio automático, principalmente por achar que a manutenção é complicada e que custa muito caro, mas isso não é verdade e sim uma grande falta de informação.

Um pouco de história

A transmissão automática está presente nos veículos desde os anos 1950. No entanto, em território nacional, este tipo de transmissão se popularizou a partir da última década.

No início as fábricas chamavam o câmbio automático de transmissão hidramática e, além da ré, possuíam apenas duas marchas para frente. A posição L (Low) – que seria a marcha reduzida usada para arrancar em ladeiras ou em situações que exigissem mais da potência do motor. A outra marcha era chamada de Drive, que servem para colocar o veículo em movimento, e que até os dias atuais é representada pela letra D no console da transmissão.

Como é Composta uma transmissão de 4 velocidades

Uma caixa de transmissão automática é composta pelas seguintes peças:

 Discos ou Engrenagem de embreagem;
 Diferencial – o mesmo do câmbio manual;
 Coroa e peão – o mesmo do câmbio manual;
 Filtro de óleo – responsável por reter partículas metálicas;
 Cubo de válvula – responsável pelas trocas de marcha.

Cuidados necessários com a transmissão automática

A transmissão automática é um sistema basicamente movido a óleo, e é este o principal motivo para que o motorista esteja sempre atento a sua manutenção.

A falta de manutenção preventiva começa afetando o filtro do fluido lubrificante que acaba danificando os discos que ficam dentro das embreagens.

A transmissão automática tem uma série de peças metálicas móveis que se desgastam e que podem contaminar com partículas metálicas o cubo de válvulas, comprometendo o funcionamento de vários componentes.

Um dos piores erros no uso da transmissão automática é querer colocar o carro na chamada “banguela”. Como se trata de câmbio automático, isso faz com que diminua a velocidade do óleo no sistema e ocorra um superaquecimento danificando componentes como vedadores, discos, engrenagens e até mesmo as válvulas.

Sinais de que a transmissão automática precisa de manutenção

O proprietário de um veículo com transmissão automática deve levar seu carro para uma revisão na transmissão quando perceber os seguintes sinais.

 Tranco;
 Demora na mudança das marchas;
 Queda de potência e desempenho;
 Consumo excessivo.

Por essa razão que é necessário consultar o Manual do Veículo e estar atento aos indicadores de tempo e quilometragem para realizar a troca do lubrificante e a manutenção do seu sistema de transmissão automático.

Tipos de lubrificantes para transmissão automática

Geralmente os lubrificantes para transmissão automática trazem a sigla ATF (Automatic Transition Fluid) em sua embalagem por se tratar de um fluido com características especiais e específicas para esse tipo de transmissão. Entre suas indicações de uso estão a direção hidráulica e a transmissão automática.

O óleo ATF possui aditivos que melhoram a sua resistência a oxidação, corrosão e borbulhamento. No entanto esse tipo de óleo também sofre mudanças de comportamento com a ação do tempo e a perda dos aditivos. Por isso que é importante realizar a troca periódica do fluido ATF conforme recomendação do fabricante.

Dicas básicas para aumentar a vida útil do câmbio automático

Se você quer dar uma vida longa ao sistema de transmissão do seu veículo fique atento:

 Nunca engate a posição D (drive) ou R (ré) com o carro em movimento;
 Não ande com o carro desengatado;
 Use as marchas reduzidas em rampas e ultrapassagem;
 Nunca misture lubrificantes.

Espero que esse texto tenha trazido um pouco mais de informação sobre transmissão automática para você.

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