Independente se o veículo é novo ou usado, as manutenções periódicas bem como a troca de filtros e lubrificantes são muito importantes para garantir a conservação das peças e a segurança do motorista e dos passageiros. O proprietário que tem esse cuidado com seu carro sabe que essa é a melhor maneira de se evitar problemas mecânicos e, dessa forma, garantir segurança e economia.
As manutenções periódicas visam minimizar o desgaste natural das peças que ocorrem pelo uso contínuo do veículo. Elas são fundamentais para diagnosticar e prevenir eventuais problemas oriundos do uso prolongado do veículo.
São através das manutenções periódicas que os lubrificantes e filtros são trocados e as peças naturalmente gastas são substituídas. Nos veículos mais antigos, a manutenção deve ser mais rigorosa, pois o maior tempo de uso pode gerar falhas imprevistas, pelo desgaste natural das peças.
Os motoristas atenciosos e preocupados com seus veículos procuram respeitar as datas indicadas de manutenção e das trocas de óleo e filtro que constam no manual do proprietário do veículo. Dessa forma os proprietários acabam contribuindo para aumentar a vida útil do carro.
Checklist Recomendado para uma Boa Manutenção Periódica
Para veículos novos (com até 4 anos de uso) é recomendado realizar revisões periódicas na concessionária.
Para se realizar um check up do veículo é preciso que seja verificado uma série de itens. Entre os mais importantes temos:
Itens de Segurança
-
- Motor
- Freios
- Correias
Itens de Lubrificação
-
- Óleo de motor
- Óleo de freio
- Filtro de ar
- Filtro de combustível
Itens de Sistema de Direção
-
- Suspensão
- Amortecedores
- Pneus
Itens de Sistema Elétrico
-
- Velas
- Fluidos de Arrefecimento
Os itens listados acima são considerados fundamentais em qualquer revisão periódica, independente se o veículo é novo, seminovo ou usado.
Atenção aos Níveis de Água e Óleo
A maioria dos motoristas tem o hábito de ligar o carro e sair dirigindo. Porém é preciso estar atento a sons diferentes do motor e vibrações diferentes das habituais.
O painel do veículo é um aliado do motorista nessas horas, pois é no painel do carro que através de sinais luminosos que o motorista é avisado para verificar os níveis de óleo e água.
No entanto, uma vez a cada dez dias é prudente verificar os níveis de água e óleo. O nível de água é importante para evitar superaquecimento do motor. O nível do fluido de arrefecimento deve ser reposto até a medida indicada. Se o nível estiver baixando com frequência é preciso verificar todo o sistema de refrigeração do veículo.
O sistema de lubrificação do veículo deve ser verificado semanalmente. Importante que essa verificação deve ser realizada com o motor frio. Se o óleo estiver abaixo do nível indicado, deve ser feita sua reposição. A cada duas trocas de óleo é necessário também realizar a troca do filtro para evitar vazamentos e acúmulo de sujeira.
Todo posto de combustível oferece esse tipo de serviço. O seu trabalho é manter essa rotina semanal.
Manutenção periódica é fundamental para o bom funcionamento do seu veículo
Para concluirmos com “chave de ouro”, oferecemos cinco motivos para que todo proprietário de veículo faça uma manutenção periódica e evite problemas mecânicos e gastos desnecessários.
- Aumentar a vida útil do seu veículo;
- Aumentar o desempenho e diminuir o consumo de combustível;
- Prevenir problemas mais graves;
- A manutenção preventiva é mais barata;
- Garantir a segurança para dirigir.